Artigo Oliveira - Igreja Evangélica Promessas de Jesus

Maecenas vitae congue augue,
nec volutpat risus.
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Artigos
Resgate de oliveiras da era cristã na terra santa
Oliveiras são encontradas por toda parte em Israel. Não são poucos os bosques com árvores muito antigas. Isto se aplica também Oliveiras no Neguebe: na antiga cidade Shivta, situada 43km a sudoeste de Berseba e que remonta aos nabateus, mas que também tinha importância ainda na época bizantina, tenta-se salvar oliveiras de 1.000 e até mesmo 1.500 anos de idade.

Cientistas da Universidade de Haifa dispuseram-se a não apenas salvar aquelas árvores, penalizadas com as chuvas cada vez mais esparsas, mas também a reconstruir o antigo sistema de irrigação construído por cristãos bizantinos. Para isso, eles têm a ajuda de dois arqueólogos especialistas nesses canais, diques e cisternas.

Com a salvação das árvores e a reconstrução das instalações de irrigação pretende-se preservar um legado cultural da região e, ao mesmo tempo, tentar “produzir azeita de oliva como no tempo dos bizantinos”.

Em 2005, aquela cidade no meio do deserto, que foi uma das principais estações na rota do incenso e na qual é possível visitar os restos de três igrejas bizantinas, foi declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Fonte:  ANTJE NAUJOKS; CHAMADA DA MEIA-NOITE, Agosto de 2018.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal